-
Arquitetos: Lins Arquitetos Associados
- Área: 210 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Joana França
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um condomínio fechado na cidade de Barbalha, região do Cariri, no sul do Ceará, em um terreno retangular de 10m de largura e 23m de profundidade. O programa de necessidades é formado por três suítes, sendo duas no pavimento superior e uma no pavimento térreo, com banheiro adaptado para hospedar os pais idosos da proprietária. A área social, estar, jantar, cozinha e uma pequena varanda que acolhe um ofurô tem seus espaços todos integrados. No pavimento superior, além das duas suítes, também existem um escritório e um estar íntimo. A garagem foi projetada para dois carros. Todo esse programa foi contemplado em uma área de 210m², incluindo térreo e pavimento superior.
Os espaços foram distribuídos de forma a priorizar a continuidade, com poucas paredes divisórias, integrando o interior e o exterior ao abrir suas grandes esquadrias em venezianas de madeira tipo “tabicão” para o jardim externo. Essas venezianas possuem aberturas independentes e direcionam o vento de acordo com a necessidade dos moradores. A residência está acomodada em um terreno plano possuindo os maiores planos de fachada voltados para sudoeste e nordeste. Essa orientação conduziu a adoção de alguns elementos de amenização climática como um grande painel em madeira, cujo desenho foi inspirado no artista moderno Athos Bulcão que protege a fachada sudoeste, filtrando a luz direta do sol e amenizando a sua carga térmica.
A escada é banhada pela luz natural através de uma claraboia que ilumina um jardim interno e, em contraste a qualquer outro elemento da casa, foi executada em chapa metálica pintada de vermelho, se desdobrando como um origami a cada pisada. A residência é marcada por três grandes volumes que se sobressaem, sendo um deles o da caixa d´água. A escolha dos acabamentos e materiais como textura branca, madeira e concreto corroboram com a pureza da edificação.